ADWARE SIMBAD DEIXA 150 MILHÕES DE USUÁRIOS VULNERÁVEIS

Adware são malwares que exibem propagandas e anúncios sem a permissão do usuário. Acredita-se que o recentemente descoberto Adware SimBad tenha sido baixado por cerca de 150 milhões de usuários do sistema Android, na própria Google Play Store.

Segundo relatório divulgado pela Check Point o adware estava disfarçado dentro de um kit de publicidade chamado RXDrioder presente em cerca de 210 aplicativos, em sua maioria jogos. Sua ação consistia em utilizar secretamente os aplicativos para sequestrar os dispositivos, afim de se exibir anúncios e gerar lucro para seus fabricantes.

O RXDrioder possuía muitos recursos que não são característicos de kits de desenvolvimento de software de publicidade. Um exemplo, é que a equipe por trás do SimBad podia dar comandos para todos os aplicativos que continham esse kit sem que os desenvolvedores dos aplicativos soubessem.

DISPONÍVEL EM: HTTPS://RESEARCH.CHECKPOINT.COM/SIMBAD-A-ROGUE-ADWARE-CAMPAIGN-ON-GOOGLE-PLAY/

DISPONÍVEL EM: HTTPS://RESEARCH.CHECKPOINT.COM/SIMBAD-A-ROGUE-ADWARE-CAMPAIGN-ON-GOOGLE-PLAY/

Esse tipo de malware além de ser um incomodo por exibir propagandas constantemente, pode ser muito perigoso, pois alguns funcionam como spywares transmitindo informações sobre o usuário para anunciantes, permitindo o envio de SPAM para toda a lista de contatos de e-mail e ainda pode afetar a conexão e o desempenho do dispositivo.

A Google removeu todos os aplicativos que continham o kit RXDrioder da Play Store. Ainda de acordo com o relatório da Check Point, não foi encontrada nenhuma evidência de que o SimBad seja da família de outros grandes adwares já conhecidos, o que o torna uma nova ameaça a segurança da informação.

Anterior
Anterior

CRIPTOMINERADORES: UMA AMEAÇA SILENCIOSA

Próximo
Próximo

PREMIAÇÕES – CHECK POINT