CRIPTOMINERADORES: UMA AMEAÇA SILENCIOSA

O centro de pesquisas da Check Point (Check Point Research) divulgou no início de abril o Índice Global de Ameaças, onde pode-se verificar os maiores malwares em atuação no mundo. Durante o mês de março os criptomineradores foram apontados como uma das maiores ameaças enfrentadas pelas organizações.

Entre 2017 e 2018 os ransomwares lideravam esse índice, porém só em 2018 foram detectadas cerca de 2,7 milhões de ameaças de mineradores, quase o dobro se comparado com as de ransomwares. No estudo pode-se observar um mapa com os países mais atingidos por esse malware, nos primeiros lugares estão Somália, Gabão, Afeganistão e Laos. O Brasil aparece em 99º lugar dentre 149 países.

FIGURA 1: MARCH MALWARE MAP. DISPONÍVEL EM: HTTPS://BLOG.CHECKPOINT.COM

Na maioria das vezes os criptomineradores se instalam no computador através de anexos de e-mails suspeitos, brechas em softwares desatualizados e downloads de fontes desconhecidas. A atividade desse malware consiste em invadir o hardware e utilizá-lo de forma silenciosa para minerar criptocoins, muitas vezes o usuário sequer sabe que a sua máquina está infectada.

Como os criptomineradores utilizam o poder da CPU ou GPU da vítima para minerar as criptomoedas, os dispositivos e servidores são levados ao desgaste precoce o que causa grandes prejuízos, principalmente se o equipamento infectado for de uma infraestrutura empresarial.

O estudo da Check Point aponta que o serviço de mineração Coinhive é o sexto no ranking entre as ameaças mais detectadas no mês de março, isso por que o serviço só esteve operante durante os 8 primeiros dias do mês, antes disso ele era o principal malware utilizado. Ainda segundo o estudo, em seu auge ele chegou a impactar cerca de 23% das organizações do mundo todo.

A recomendação para se evitar esse tipo de problema é se prevenir. O básico a se fazer é ter atenção com anexos de e-mails, manter os softwares sempre atualizados e não fazer downloads de fontes desconhecidas. É importante também preparar sua infraestrutura empresarial com soluções de segurança confiáveis e eficazes.

Anterior
Anterior

TRIATLETA VICENTE SARAIVA SE PREPARA PARA COMPETIÇÃO IRONMAN

Próximo
Próximo

ADWARE SIMBAD DEIXA 150 MILHÕES DE USUÁRIOS VULNERÁVEIS